Notícias

Sem IFA, Butantan paralisa mais uma vez o envase de vacina

0

O Instituto Butantan paralisou mais uma vez o envase da Coronavac por falta de insumos. É a quarta vez que a fase de engarrafamento da vacina contra a Covid-19 é interrompida desde que a produção foi iniciada pelo órgão ligado ao governo de São Paulo.

O Butantan confirmou que o envase foi suspenso na madrugada da segunda-feira (31), seis dias após a chegada do último carregamento de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Foram enviados pelo laboratório chinês Sinovac 3 mil litros de matéria-prima, equivalentes a 5 milhões de doses.

A produção do imunizante segue em andamento na fase de controle de qualidade, que demora aproximadamente 14 dias para ser concluído. O início da entrega dessas doses está previsto para a primeira quinzena deste mês.

Após a distribuição desse lote para o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, se não receber mais IFA, a produção será novamente interrompida. Em maio, o trabalho ficou suspenso por mais de 10 dias.

Há expectativa de recebimento de um novo carregamento de 6 mil litros, equivalentes a 10 milhões de doses, em 28 de junho.

Atrasos

Há registros de atrasos na entrega de IFA desde fevereiro, mas o problema se agravou no fim de março. Entre abril e maio, o Butantan recebeu apenas dois carregamentos, de 3 mil litros cada.

De acordo com o instituto, no entanto, em maio, a Sinovac assegurou que estavam prontos para despacho 10 mil litros, mas faltava autorização das autoridades chinesas para envio.

No fim de maio, o governo chinês liberou a entrega dos insumos. Inicialmente, foi permitido o envio de 4 mil litros; em seguida, houve redução para 3 mil litros.

Na CPI da Covid, o diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que o impasse por IFA ameaça a entrega de 54 milhões de doses ao Ministério da Saúde.

Serra FM

IFSertãoPE abre processo para a seleção de estagiários de nível superior e médio

Post anterior

Em pronunciamento, Bolsonaro promete vacina e reforça posição contra medidas de isolamento social

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias