Brasil

Governo não vai prorrogar tarifa mais cara de luz, devido às chuvas

0

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que não haverá prorrogação da tarifa de luz criada excepcionalmente devido à escassez hídrica e com previsão de acabar em abril.

“Acabou, acabou mesmo. Da mesma forma que me perguntavam no passado se nós trabalhávamos com a possibilidade de racionamento e apagão, e eu dizia que não tinha, se você me perguntar agora sobre a tarifa de escassez hídrica, eu digo a você que nós não trabalhamos com essa possibilidade (de prorrogar) por conta das medidas que nós adotamos”, disse.

O ministro afirmou que não descarta a antecipação do fim da tarifa mais cara. Ou seja, deixar de cobrar a bandeira de escassez hídrica antes de abril. “Nada é feito por vontade. Nós temos uma governança feita pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Se as condições permitirem, poderá ser revisto”.

O comitê é presidido pelo ministro e formado por integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia. O grupo esteve reunido na quarta-feira passada e decidiu manter a operação de usinas termelétricas, que produz energia mais cara.

Isso não significa que a tarifa não possa voltar em outro momento, em caso de necessidade. O ministro destacou a importância de trabalhar respeitando as margens de segurança dos reservatórios de água.

A bandeira de escassez hídrica foi criada pelo governo em agosto de 2021 com valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh. Ela é cerca de 50% mais cara que a bandeira vermelha patamar 2.

Serra FM

De olho nas eleições, Bolsonaro prepara reforma ministerial

Post anterior

Cimpajeú se reúne hoje para decidir futuro do SAMU

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Brasil