Saúde

Ministério da Saúde deve liberar quarta dose contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos na próxima semana

0
Development and creation coronavirus vaccine COVID-19 concept. doctor showing vaccine in hand

O Ministério da Saúde planeja estender a quarta dose da vacina contra a Covid-19 — também chamada de segunda dose de reforço — para a faixa etária a partir de 40 anos na próxima semana. A previsão é que a nota técnica que oficializa a ampliação seja publicada ainda na segunda-feira.

Estados e municípios deverão aplicar Pfizer, AstraZeneca ou Janssen conforme a disponibilidade. O intervalo segue o padrão adotado: pelo menos quatro meses a partir da última dose.

A decisão da pasta se baseia na recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI) definida nesta semana. O grupo é formado por especialistas das esferas federal, estadual e municipal e do setor privado.

Até o momento, a pasta já liberou a quarta dose para pessoas a partir de 50 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, isto é, pessoas com câncer, HIV ou AIDS e transplantadas, por exemplo incluindo adolescentes.

A nova ampliação vem num momento em que a vacinação contra a Covid-19 pouco avança no Brasil em todas as faixas etárias, como a das crianças de 5 a 11 anos, e etapas de imunização, como reforço e quarta dose. Para além das novas diretrizes, interlocutores da pasta reforçam a importância de avançar na cobertura com a terceira dose.

Estados e municípios têm autonomia para definir o calendário de vacinação sem seguir as normas definidas pelo ministério. Com isso, locais como Distrito Federal, Belém e Teresina já iniciaram a aplicação na faixa etária.

Serra FM

Bolsonaro diz que neste ano não haverá criação de ministérios

Post anterior

“Tirei duas toneladas das costas” diz Sebastião Oliveira ao confirmar saída da Frente Popular

Post seguinte

Recomendado para você

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde